-
O presbitério é uma obra renascentista compondo um coro e um templo, dois púlpitos com telamones4 gigantes cobertos de cobre e bronze, e dois grandes órgãos. Em torno do coro nos portais das duas sacristias, alguns afrescos e uma estátua do século XV de Martinho V.
Presbitério (arquitetura)
“O presbitério é o espaço que num templo ou catedral católicos, precede o altar-mor. Estava, até ao Concílio Vaticano II, reservado ao clero e pode ficar separado da nave central por grades, escadas ou varandim. Costuma ser o lugar destinado ao coro, embora não necessariamente. Nos estilos românico e gótico, é o ramo da nave que une a capela absidal com a nave ou o cruzeiro, o que costuma coincidir com a definição anterior. O arco que separa o presbitério da nave ou do cruzeiro, sobretudo no primeiro estilo, é conhecido como arco triunfal e habitualmente apresenta os capitéis de decoração mais elaborada”. [Wikipédia]
-
No telhado está o terraço: pode ser acessado através de um elevador de onde se pode desfrutar de uma vista extraordinária. O telhado da catedral é conhecido por floresta de pináculos onde se define e se observa os delicados arcobotantes5, a cidade e as estátuas.
-
Perto do elevador está o pináculo Carelli, o mais antigo na catedral, que data de 1397-1404 e decorado com estátuas da primeira metade do século XV, uma reminiscência de formas borgonheses. Entre todos os outros picos apenas seis datam dos séculos XV e XVI, e uma dúzia são do século XVII e XVIII .
-
As centenas de agulhas altíssimas, de arcos e gárgulas, estátuas e cariátides4 esculpidos em mármore impressionam tanto quanto sua fachada, vista do nível da rua. A mais majestosa das imagens é a estátua dourada da Madonnina do Perego, situada no topo da agulha maior.
-
O altar colossal é dedicado a San Giovanni Buono, que foi um bispo de Milão no século VII. Acima do altar pode-se notar uma luz vermelha, que marca um nicho onde está o Santo Prego da crucificação de Jesus. Segundo contam, o prego foi trazido do Extremo Oriente em 326 por Santa Helena, a mãe do Imperador Romano Constantino.
Em 1576 foi instituído um ritual (que hoje é o mais importante da catedral) depois que uma praga assolou a cidade. Uma vez por ano, durante a Festa da Exaltação da Santa Cruz em meados de setembro, o prego é retirado do nicho numa cerimônia realizada durante a missa, seguida por uma procissão nas ruas próximas. Por segurança o prego sempre é mantido no alto.
-
Dentre as imagens no interior destacam-se a famosa imagem de San Bartolomeu que morreu esfolado vivo e foi retratado segurando a própria pele como um manto e o evangelho nas mãos.
-
Candelabro Trivulziano do século XII, uma incrível obra de bronze que traz na parte inferior os doze signos do zodíaco, os vícios e as virtudes, cenas do Antigo Testamento e os Três Reis Magos. Interessante é uma linha de bronze no piso do lado oeste da catedral, que funciona como um relógio de sol quando os raios de luz percorrem com precisão os signos do zodíaco.
-
Madonna del Duomo de Milão: foi inaugurada em 30 de dezembro de 1774e é o ponto mais alto da igreja. A estátua foi desenhada pelo escultor Giuseppe Perego e derretida pelo ourives José Bini, uma altura de 4.16 m. O interior da estátua mantém um esqueleto de metal, que degradou-se nos anos sessenta, foi enviado para o museu e substituído por uma espinha dorsal de aço.
-
Il Tesoro (O Tesouro da catedral) é acessível por uma escadaria em frente da sacristia sul e guarda os objetos mais preciosos acumulados na longa história da catedral de Milão. Este museu reúne 26 salas guarnecidas com peças fantásticas como crucifixos, cálices, objetos litúrgicos e candelabros feitos de ouro, prata e bronze (alguns cravejados com pedras preciosas), marfim, além de esculturas, moldes, rascunhos, desenhos, documentos, pinturas e relíquias que contam os mais de 600 anos de história do local. Exemplos:
-
A tampa de um Evangelho de marfim, com histórias de Cristo, provavelmente feita em Ravenna (séc. V);
-
O díptico6 “Roman” de marfim com cenas da vida de Cristo (séc. IX);
-
O marfim Elaphe usado para a coroação de Otto II, em 979, decorado com arcos e relevos da Virgem e dos evangelistas;
-
A tampa do Evangelho de Ariberto Intimiano, filigrana de ouro e gravada com pedras preciosas e esmaltes, provavelmente feita em Lombardia (séc. XI);
-
O díptico de marfim “grego” com o evangelho (séc. XI-XII);
-
A “paz” no cristal de rocha do séc. XV;
-
A mitra de ouro chamada San Carlo;
-
As estátuas em prata e pedras preciosas de São Carlos (1610) e Ambrósio (1698);
-
As paredes estão decoradas com tapeçarias, incluindo uma com a Adoração dos Magos, projetados por Gaudenzio Ferrari.
-
O órgão do Duomo de Milão tem agora cerca de 16 mil barris, e é um dos órgãos mais importantes do mundo. Paralelamente a este grande corpo, ele acrescentou um segundo, pequeno, localizado no lado esquerdo, ao lado de onde fica o coro, só para estar perto dos cantores quando necessário o acompanhamento menos impressionante do que constituíram o principal órgão.
-
Os sinos: olhando para a maior parte do Duomo de Milão, repleta de torres , ninguém presta atenção na falta de um sino de verdade, característica das igrejas clássicas , Escondidos da vista eles estão lá, dentro de uma lacuna presente atrás de uma torre entre a parede externa e um cofre interno São três sinos: o grande sino é dedicado à Virgem Maria, tem um diâmetro de 212 cm, abençoado pelo arcebispo Carlo Borromeo . Um outro dedicado a São Ambrose de 176cm de diâmetro e um menor dedicado a São Barnabé, apóstolo evangelista de 128cm de diâmetro.
|
Decoração
|
A característica distinta da Catedral de Milão, bem como a forma de compromisso entre a verticalidade e a horizontalidade gótica da tradição Lombard, é a extraordinária abundância de esculturas do período dos séculos XIV ao XX para as quais se dedicaram mestres de diferentes origens que vão desde as maneiras de secar de Campione João Grassi, o estilo suave e cosmopolita dos mestres Bohemian, os projetos de Vicenzo Foppa e Mottis Christopher, os exemplos da escultura renascentista, barroca e neoclássica até alguns trabalhos em ‘art deco’ do início do do século XX.
Das decorações de antes do séc. XIV, poucas sobreviveram e foram restauradas ou gradualmente substituídas.
|
Exemplos
A parte dianteira:
• Morte de Absalão
• Sansão remove os portões de Gaza
• Sansão o voraz leão
• Sacrifício de Caim
• Sacrifício de Abel
A segunda base tem relevos de:
• Sacrifício de Noé
• David com a Cabeça de Golias
• Torre de Babel
O terceiro andar tem:
• Serpente de Bronze
• Casas de Salomão
• As figuras simbólicas
Os relevos da quinta base mostram:
• David da Torre
• Moisés faz brotar água
• O sonho de Jacob
A sexta base tem relevos:
• Sarça Ardente
• Expulsão do Paraíso
• Grupo da Terra Prometida
• Conclusão de Moisés
• Rafael e Tobias.
Todo o exterior é decorado com uma coleção muito rica de esculturas. Nas prateleiras dos vãos das janelas estão estátuas e bustos, estátuas sobre os contrafortes cobertos com dosséis de mármore (inferior) e 96 “gigantes” (superior. Outras estátuas são as das torres, enfim, o complexo das esculturas é uma galeria de arte única em Milão na qual participaram para a sua realização professores Lombard, alemães, boêmios, franceses (incluindo os burgúndios7), Toscana, Veneto e Campione.
|
Os números da catedral
|
- 108,50m – a altura da Madonnina do chão
- 4,16m – altura da Madonnina
- 158,50m – o comprimento externo
- 93 m- o comprimento externo
- 11.700² – área da superfície interna
- 325 mil toneladas – o peso total das 3.400 estátuas
- 200 com baixos relevos, mais de 3.600 personagens dos 55 vitrais, 135 torres, 96 gárgulas8 .
|
Informações úteis sobre a Igreja Catedral
|
Acesso à Igreja Catedral
O Duomo , como a Igreja Catedral da diocese de Milão , recebe quem deseja inseri-lo para rezar e contemplar sua beleza e as obras de arte que ele contém. A presença de um grande número de turistas, no entanto, torna necessário cumprir uma série de regras em relação ao comportamento , propriedade do vestuário e observância do silêncio.
Para além das horas normais de abertura (7:00-18:45) , a catedral oferece duas entradas separadas para fiéis e turistas através das portas na fachada , a partir de 9:30-18:00 (de segunda a sexta-feira) , 9:30-15:30 (sábado), 13:30-15:30 (domingos e feriados religiosos) , o que permite tempos de espera mais curtos para a entrada e também para favorecer os procedimentos de segurança.
A entrada no Duomo é gratuita e não é permitido o ingresso de pessoas vestidas com regatas, minissaias, shorts e blusas decotadas.
A entrada para os fiéis
Entrada da fachada – (porta Norte)
– De segunda a domingo: 7:00-18:30
Entrada pela porta lateral (San Giovanni Bono transepto)
– De segunda a sexta-feira: 07:00 – 9:30 / 17:00 – 18:30
– Sábados e nas vésperas de feriados: 07:00-09:30 / 15:30-18:30
– Domingos e feriados religiosos: 7:00-13:00 / 15:30-18:30
(*) Estes tempos podem estar sujeitos a variações baseadas nas celebrações litúrgicas na catedral.
A entrada de grupos de turistas
Entrada da fachada – porta sul
– De segunda a sexta-feira: 9:30-18:00 (última entrada, às 17h00)
– Sábados e nas vésperas de feriados: 9:30-15:30 (última entrada às 14:30)
– Domingos e feriados religiosos: 13:30 – 15:30 (última entrada às 14:30)
|
Notas:
¹ Transepto: galeria transversal de uma igreja, que separa o coro da grande nave e forma os braços da cruz. (Dic. Português)
² Abside: (1)- nos templos antigos, recinto semicircular, onde ficavam as estátuas dos deuses. 2) – nas basílicas cristãs é a cabeceira da igreja, onde fica o altar-mor (3)- oratório reservado atrás do altar-mor. Abside é um lugar bastante reservado.
³ Pináculo:a parte mais elevada de um edifício, de uma montanha etc. Arquitetura: a parte superior de um contraforte. (Sin.: cimo, auge, cume.)Fig. Estar no pináculo, estar numa alta posição ou no poder. (Dic. Português).
4 São os equivalentes masculinos das cariátides4, chamados assim porque lembram Atlante, que na mitologia grega sustentava os pilastres do céu. São as esculturas utilizadas como sustentação, estrutural ou decorativa em uma construção. Utilizadas na antiga Grécia, são retomadas na arquitetura românica italiana e, posteriormente nos séculos XVI e XVII.
5 Arcobotante: elemento em forma de arco aviajado situado entre a parede externa da edificação e um contraforte chamado botaréu. Sua função é tranferir os esforços de empuxo lateral da cobertura ou da abóbada para o botaréu. É peça característica da arquitetura gótica. (Dic. De Arquitetura)
6 Díptico: quadro pintado ou esculpido em dois panos ou tábuas que se dobram. Tabuinhas duplas em que escreviam os antigos. Fig. Conjunto de duas obras que se completam.
7Os Burgúndios foram um povo de origem escandinava. O nome Burgúndio faz referência aos habitantes que ocupavam o território da Borgonha, o povo que recebeu esse nome é também conhecido como “os montanheses”. Os Burgúndios tiveram origem na Escandinávia e migraram para se instalarem na Gália e na Germânia durante o período do Baixo Império Romano. (Dic. Infoescola)
8Gárgulas são estátuas em forma de pássaros monstruosos. “Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais, e eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava água de chuva dos telhados”, diz o arquiteto Dárcio Ottoni, da USP. [undoestranho.com]
|
Fotos (algumas ilustrações)
|
Altares |
Catedral altar principal
|
Deixe um comentário