Nasceu em Nice no vilarejo de Saint-Antoin-de-Siga entre Levens e Saint-Blaise (Alpes Marítimos), berço de sua família, no ano de 1941. Seu pai Pierre, um agricultor amante da caça e da pesca e sua mãe Josephine, uma dona de casa sensível e amorosa. Jean Pierre, quando criança, recolhia ferramentas e sucatas no trajeto da escola, que utilizava como brinquedos.
Em 1956 sob orientação do escultor Marcel Maury passou a criar colares e pulseiras feitas de escamas de pinhas.
Durante o serviço militar na Argélia (1961-1963), esculpiu em madeira as figuras do deserto e criou peças de cerâmica inspiradas em gravuras rupestres.
Ao dar baixa do exército (1964) aprende a soldar e encontra o sucesso inspirando-se nas peças de ferro, às quais passa a dar formas, transformando-as em personagens articulados, aos quais imprime, segundo ele mesmo diz, as quatro “virtudes cardeais”: graça, movimento, sensibilidade e humor. Ela é feita de harmonia, equilíbrio, pureza linear e perfeição formal.
Embora feitas em ferro, as esculturas de Jean Pierre Augier primam pela leveza.
Simplificando formas e detalhes, este escultor francês de grande sensibilidade, consegue transformar o ferro em figuras de linhas harmoniosas que sugerem momentos de enlevo, ternura e magia. Seus temas favoritos são maternidade, fábulas, contos de fadas, mitologia e temas religiosos. Ele é conhecido como “mágico do ferro”, que ostenta em seu currículo exposições individuais nos museus mais importantes da Europa e coletivas ao lado dos escultores mais famosos do mundo.
|
Fiquei encantada com a delicadeza das obras feitas com material tão pouco romantico.
Nunca tinha visto nenhuma obra dele. Estou encantada.
Me deu sensação de paz!
Ele é um ser iluminado.
Obrigada, Maura, pelo carinho da sua visita. Volte sempre.
Grande abraço, Michèle
Tres Jolie je ne pas connaitre cette Artiste!!!! je vien ici parabilize ton Site…
Onde eu consigo comprar as esculturas dele.
Vá na página dele na internet e veja o contact: https://www.jean-pierre-augier.com/index.php/fr/
Possivelmente ele mesmo lhe dirá indicações.
Att. Michèle