É uma jóia preciosa, rodeado por belos jardins cheios de estátuas mitológicas e greco-romanas e um dos lugares mais visitados da cidade de Salzburg. O Palácio Mirabell e seus jardins ficam na Cidade Nova, do outro lado do rio Salzach. É também chamado de “palácio do amor.”
Este palácio foi construído por iniciativa do arcebispo de Salzburgo Wolf Dietrich von Raytenau em 1606 como um símbolo de seu amor por Salome Alt. e recebeu o nome de “Altenau Palácio”. O palácio cumpriu o seu objectivo: 15 crianças nasceram desda união, das quais 10 sobreviveram. Após a morte de Wolf Dietrich, o palácio foi renomeado “Mirabell” por seu sucessor, Markus von Sitticus Hohenems.
Desde então, o Palácio Mirabell se tornou a residência dos sacerdotes e assim continuou por mais de 200 anos.
Foi construído em estilo barroco elegante e pitoresco com modelos italianos e franceses.
No período de 1721/1727 sua arquitetura foi redesenhada pelo famoso arquiteto barroco Lukas von Hildebrandt, integrando os edifícios individuais em um complexo autosuficiente.
O palácio foi danificado pelo grande incêndio que varreu a cidade em 30 de abril de 1818. Uma série de afrescos, incluindo os de Johann Michael Rottmayr e Fanti Gaetano foram vítimas das chamas. A escadaria de mármore que leva ao palácio e o salão de mármore sobreviveram ilesos.
Esta escadaria magistral “Angel” é uma das obras mais preciosas de arte no Palácio Mirabell. Querubins decoram a balaustrada de mármore e as esculturas nos nichos são obra do famoso Georg Raphael Donner
Hoje, o Mirabell Palace abriga os escritórios do prefeito de Salzburgo e do conselho municipal. O Salão de Mármore, antigamente dos príncipes-arcebispos , antigo ‘local de concertos’ reservado para Mozart é hoje considerado um dos “mais belos salões para casamentos do mundo” dentre outros eventos como reuniões, cerimônias de premiação e shows românticos (Concertos Salzburgo Palace) que são realizados ali regularmente.
|
Muito lindo!Passei rapidamente por aí e fiquei encantada!