Si Saket é uma das províncias do nordeste da Tailândia. Ocupa uma área de 8.840 km. A flor do símbolo e a árvore da província são Cheesewood Branco (Fruticosum de Melodorum). As seis folhas da flor indicam os seis distritos originais da província – Kukan, Kantharalak, Uthumphon Phisai, Kanthararom, Rasi Salai e Khun Han.
As muitas ruínas dos templos Khmer encontradas na província mostram que deve ter sido importante para o império Khmer, pelo menos, por volta do século XII, embora provavelmente pouco povoada. Segundo a tradição local, era conhecida por Sri Nakor. Mais tarde, foi chamada Khukhan, depois de uma nova cidade construída no século XV durante o reinado do Rei Boromaratcha III de Ayutthaya.
Depois de muitos conflitos, nomeações e renomeações o nome da cidade e da província foi restaurado para Si Saket em 1938.
Nesta província de Si Saket, na Tailândia, existe um templo muito exótico: Wat Pa Maha Chedi Kaew, situado na vila de Khun Han, próximo à fronteira com o Cambodja e que foi construído com milhões de garrafas vazias de cerveja e de uma bebida energética e suas tampas.
Os Monges budistas reciclaram mais de um milhão de garrafas usadas para construir o templo que é constituído por 20 edifícios, incluindo as casas de banho. Estas garrafas, enfeitavam determinadas partes do templo até 1984 e, com o passar do tempo, passaram a ser utilizadas na construção.
A coleta do material começou a partir daí, mas os religiosos só iniciaram a construção quando juntaram algumas centenas de garrafas, necessárias para construir a torre principal do templo.
Conhecido pelo templo de um milhão de garrafas, os monges não bebem bebidas alcoólicas, mas as garrafas e as tampas, essas fazem parte do seu dia a dia neste exótico mosteiro.
|
Com a evolução tecnológica e a preocupação contínua pela preservação do meio ambiente, cientistas, engenheiros ou pessoas comuns desenvolveram técnicas para a construção civil usando materiais recicláveis como o pneu, as garrafas PET e o isopor. Esta estratégia, além de gerar menos lixo como o entulho, resulta em uma boa economia no final da obra.
É o que chamamos hoje de “arquitetura sustentável”. E existem várias formas de reciclar garrafas desde o tradicional reuso até a transformação em material de construção. E foi exatamente esta última ideia que fez nascer o templo budista feito com garrafas de vidro/pet. Os monges budistas coletaram um milhão de garrafas de cerveja (verdes, da Heineken, e marrons, da Chang). O templo foi erguido na província de Khun Han, na Tailândia, próxima da fronteira com o Cambodja. O objetivo era alertar a população local sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
É um projeto tão curioso que já entrou na lista dos edifícios sustentáveis abertos a turistas na Ásia. É um templo que surpreende pela sua intensa beleza e originalidade.
|
Deixe um comentário