Duncan nasceu em Utah, e começou a pintar aos onze anos. Menino, ele passava os verões na fazenda de seus avós, em Wyoming, onde sua avó lhe deu seu primeiro conjunto de tintas a óleo. Foi lá que aprendeu a amar o país, os espaços abertos, e o estilo de vida rural retratado em sua arte, gravuras e pôsteres. Para o artista a infância significava verões na fazenda da família da mãe.
Estudou na Universidade de Utah e trabalhou como um artista comercial antes de sua dedicação em tempo integral para a arte do Oeste americano. O ensino de arte de Robert incluiu o trabalho no Canadá com o falecido artista Robert Lougheed CAA, o estudo dos artistas europeus na França, Suécia e Espanha, e os trabalhos do artista inglês Alfred Munnings que é conhecido por suas pinturas de cavalos·.
Estabeleceu-se em Midway, Utah em 1976 e tornou-se um pintor ‘a óleo’ com representação da figura ocidental, gênero, vida selvagem e paisagens com muitos de seus súditos, como os animais selvagens e figuras, incluindo índios a cavalo, paisagens de montanha, especialmente snowscenes.
Em 1982, Robert Duncan foi eleito para a participação do Cowboy Artists of America e ganhou duas medalhas de prata em sua exposição anual no Phoenix Art Museum – um sonho que se tornou realidade.
Os traços das pessoas pintadas pelo artista são sublimes e combinam com a harmonia de paisagens campestres oferecendo ao apreciador uma sensação de serenidade. É um amante da natureza que procura transparecer nas suas obras as virtudes de uma vida no campo, numa época em que cada vez menos pessoas pensam nisso. É o seu tema preferido: a vida no campo, os animais e a natureza que o cerca, onde sua própria família serviu de modelo. Pinturas muito realistas, sóbrias, belas e inocentes. Uma das propostas de seu trabalho é valorizar essa beleza natural que deve fazer parte da vida de todos, procurando registrar esse conceito para as gerações futuras.
Em 1987, ele renunciou ao CAA para dedicar mais tempo à pintura das coisas mais próximas a ele – a sua família e estilo de vida rural. Ele vive com sua esposa, Linda e seus seis filhos, na pequena cidade 480de Midway, em Utah do Norte.
|
Adorei as pinturas de Robert Ducan,são tão reais que parecem fotos.
De tudo o que ja vi nada se compara a essas pinturas do Roberto Ducan. Siceramente, gosto demais de pintar, claro que estou engatinhando se um dia conseguir pelo menos acertar a milessima parte do que ele é capaz ficaria feliz.
Passo horas na frente do computador admirando essa pinturas que mais parecem fotos.
lindo demais algo espantoso ,uma realidade sobre tela tao expressiva adorei gosto de naturesa e por isso a minha paixao por estas pinturas maravilhosas ,nao me importava de ter uma ou duas pinturas dessas .
bravo robert ducan….
poucas vezes eu vi trabalhos tão lindos, estou começando na aula de pintura mas nem quando eu estiver com 100 anos não farei coisas tão lindas, e a técnica. e D+.
Agradeço, Maria Iraci, o carinho da sua visita e desejo que você continue aprendendo esta arte da pintura que eu também aprecio muito. Por isto mesmo a divulgo sempre.
Grande abraço, michèle
Para sonhar…
Robert Duncan, voce com certeza é um iluminado por Deus, e eu estou apaixonada pelo seu trabalho, eu vou amar ver mais, mais, mais, muito obrigada.
Boa tarde Michele: Eu gostaria de saber se posso usar uma imagem do seu blog no meu, dando os créditos.
Oi Dorli, obrigada pela visita ao blog, quanto a imagem, pode usar sim.
Abraços
Michèle
maravilhosos, lindos,etc… Deus concedeu um talento, uma visão simplesmente maravilhosa das coisas para que ele trouxesse até nós.
José Lazaro, agradeço a sua visita e seus comentários.
Abraços, Michèle