Rubén Belloso Adorna nasceu em Sevilha/ Espanha em 1986.
É formado em Belas Artes pela Universidade de Sevilha, onde começou seus estudos em 2005. Estudou perspectiva, história da arte, anatomia e desenho e recebeu o prêmio de Melhor Portfolio, da Faculdade de Belas Artes de Sevilha, em 2010. Já no final de seu quarto ano de estudos se desafiou numa exposição de retratos de seus dezoito professores de faculdade.
Continua participando de inúmeras exposições coletivas, tanto nacionais como internacionais, e tem shows solo na Espanha, Itália e Portugal. Recebeu vários prêmios entre os quais o 1º Prêmio Girault na Primeira Bienal Internacional de pastéis na Espanha em 2011 e o 1º Prêmio Juan Robles para a cultura da juventude em 2010. Seu trabalho já apareceu em vários meios de comunicação, seja em jornais, rádio e TV, incluindo Pratique des Arts Hors-Série Pastel de 2012. Aos 30 anos de idade já completou mais de 300 pinturas.
Sua obra são retratos incrivelmente detalhados que mostram personagens reais e ficcionais extraídos, exclusivamente, com giz pastel seco sobre tela de madeira.
Todos nós sabemos que as pinturas hiper-realistas a óleo requerem grande talento e habilidade, mas conseguir a mesma qualidade usando giz pastel e lápis de cor parece algo quase impossível. Ruben Belloso consegue, como ninguém, criar obras de arte impressionantes com qualidade fotográfica, utilizando apenas pastéis.
Analisando a qualidade de seus desenhos coloridos e o jeito como é capaz de trazer para fora as emoções de seus personagens retratados, é fácil entender a razão de muitos já o chamarem de gênio do século XXI.
Suas realizações confundem a verdade, ou seja, são realmente desenhos das personagens e não a fotografia das mesmas.
Ao misturar as cores por superposição ou fusão, sobrepondo pinceladas de cor para texturas ou usando pigmentos puros, Ruben Belloso Adorna dá vida a obras com detalhes perturbadores e ricos.
|
Deixe um comentário